O hábito de fumar é reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína. A dependência ocorre pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco. A dependência obriga os fumantes a inalarem mais de 4.720 substâncias tóxicas, como: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas.
Nesta quarta-feira, no Auditório da Otics-Rio Catete, houve mais uma reunião de Grupo Anti Tabagismo com a participação de ex-fumantes de grupos anteriores apoiando o grupo atual. A Enfermeira da equipe Redentor Denize do Socorro e a Cirurgiã Dentista Flávia Muniz conduziram a roda de conversa abordando as principais doenças que surgem desse mal hábito, as substâncias tóxicas que compõem o cigarro e também mostrando um vídeo informativo.
Ao final da reunião, foi feito atualização de receitas pela enfermeira Denize e avaliação de saúde bucal com a cirurgiã dentista Flávia.