Workshop de Auriculoterapia para Enfermeiros

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde e, portanto, devem ser estimulados na prática diária dos serviços de atenção à saúde. Esta formação visa agregar a expertise dos profissionais na formação e produção do conhecimento sobre PICS no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Possibilita fortalecer a adoção destas práticas pelo enfermeiro de família e comunidade, possibilitando a complementaridade e consequente melhoria do cuidado de saúde no âmbito da APS. Além do mais, favorece a escuta acolhedora, o desenvolvimento do vínculo terapêutico, a autonomia dos sujeitos e a integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Nesta segunda-feira, 27/02/2023, no Auditório da estação Otics-Rio Catete, foi realizado o Workshop em Práticas Integrativas – Auriculoterapia para a Atenção Primária à Saúde Carioca, com ênfase em ansiedade, dor e tabagismo, organizado pelo Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade em parceira com a SUBPAV.

                     

                     

A Auriculoterapia é um método terapêutico que se baseia no princípio de que a orelha representa um feto de cabeça para baixo, considerando que pontos específicos no pavilhão auricular podem ser chaves para o tratamento de diversas doenças. Exatamente por isso é reconhecida como uma terapia de microssistema: uma parte do corpo, nesse caso a orelha, representa ele como um todo.

O objetivo dessa capacitação, que teve como palestrante Ana Cecilia Valdés (Gerente da Área Técnica de PICS – SUBPAV), é aprimorar a formação dos Preceptores do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC).