Treinamento para atendimento aos usuários com deficiência

Hoje, dia 20 de abril de 2023, no laboratório de informática da Otics-Rio catete, destacou o Projeto Comunicação Aumentativa e Alternativa na Saúde, uma iniciativa que visa facilitar a acessibilidade comunicacional de pessoas com deficiência em Unidades Básicas de Saúde em diversos ambientes e serviços. Essa ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), SMS e Fiocruz.

                   

                   

A fonoaudióloga da SMPD, Karla Simão, apresentou o projeto às equipes responsáveis ​​pelas Unidade Básica de Saúde (UBS) no Catete e Zilda Arns, juntamente com as pranchas de CAA que serão disponibilizadas em guichês de atendimento e consultas. Durante a apresentação, houve uma troca de ideias para aprimorar os instrumentos e garantir uma comunicação mais eficaz entre os profissionais da saúde e as pessoas com deficiência.

                   

                   

Essa iniciativa é de extrema importância para garantir a inclusão social e a aprendizagem de todos os indivíduos, independente de suas restrições. A comunicação é um direito humano básico, e a Comunicação Aumentativa e Alternativa é uma forma de garantir que as pessoas com deficiência possam se comunicar com eficiência e autonomia.