Colegiado Gestor do CMS Manoel José Ferreira

O tema escolhido para o Colegiado Gestor do CMS Manoel José Ferreira foi:  Fluxos da Unidade.

Hoje, 28 de abril de 2023, no auditório da Otics-Rio Catete,  os fluxos da unidade estão em pauta no Colegiado Gestor. Esse espaço coletivo tem como objetivo discutir e tomar decisões sobre as diretrizes e contratos definidos entre gestores, trabalhadores da saúde, usuários e movimentos sociais.

Nesse contexto, os fluxos da unidade referem-se à forma como os pacientes são encaminhados entre os diferentes serviços de saúde, tanto dentro da unidade como em outros locais da rede de saúde. É fundamental que esses fluxos sejam bem mantidos e articulados para garantir um atendimento eficiente e de qualidade aos usuários.

                   

No entanto, essa não é uma tarefa fácil, pois envolve diferentes atores e instituições, cada um com suas particularidades e demandas. Por isso, o Colegiado Gestor tem um papel importante na discussão e definição desses fluxos, garantindo uma participação ativa de todos os envolvidos e buscando soluções que atendam às necessidades de todos.

                   

Além disso, os fluxos da unidade também estão diretamente relacionados à integração entre os diferentes serviços de saúde, como atenção básica, especializada e hospitalar. A integração desses serviços é essencial para garantir um atendimento mais eficiente e efetivo aos usuários.

Assim, o Colegiado Gestor desempenha um papel fundamental na articulação desses fluxos e na busca por uma integração cada vez mais efetiva entre os diferentes serviços de saúde. Dessa forma, é possível garantir um cuidado em saúde mais integral e humanizado, atendendo às necessidades dos usuários e confiante para a melhoria do sistema de saúde como um todo.