Treinamento de Geoprocessamento em Saúde com Quantum GIS

Hoje, 27/06/2023, marca o último dia de treinamento da 2ª Turma do Treinamento de Geoprocessamento em Saúde com Quantum GIS, curso voltado para profissionais que desenvolvem atividades utilizando Sistemas de Informação Geográfica na Vigilância em Saúde Ambiental. O treinamento, que foi realizado no Laboratório de Informática da estação Otics-Rio Catete, contou com a participação de 20 profissionais e teve uma carga horária total de 24 horas, distribuídas ao longo dos dias 13, 20 e 27 de junho de 2023.

                     

O objetivo principal do curso, que foi ministrado pela equipe da Assessoria de Informação Geográfica (AIG) da Superintendência de Vigilância em Saúde (AIG/SVS/SUBPAV/SMS-RJ),  foi de oportunizar a manipulação de dados geográficos no programa livre de SIG (Quantum GIS), explorando suas ferramentas básicas de visualização e manipulação de dados, bem como a criação de mapas temáticos aplicados às ações de Vigilância em Saúde.

                     

A Superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Gislani Mateus, esteve presente nessa última sessão para enfatizar a importância do curso. Ela ressaltou: “Esse curso é super importante, é um dos cursos nos quais a Superintendência de Vigilância em Saúde tem investido para o aprimoramento da rede. Trabalhar com essas análises espaciais e ter habilidades com as ferramentas de elaboração de mapas agrega muito na análise e na produção de informações nos territórios. Faz muita diferença, por exemplo, quando temos incidência de algum agravo, saber onde esses casos estão e direcionar as ações por meio dessas análises.”

                     

Neste último dia, foram apresentadas ferramentas mais avançadas do Quantum GIS e discutida sua aplicabilidade no dia a dia dos profissionais da Vigilância em Saúde.

                     

Com o encerramento deste treinamento, os profissionais agora estarão mais capacitados para utilizar o Geoprocessamento em Saúde como uma ferramenta efetiva na Vigilância em Saúde Ambiental e contribuir para a tomada de decisões embasadas em dados geográficos.