Na manhã de hoje, 18/07, o Auditório da estação Otics-Rio Catete recebeu a oficina em Shantala, promovida pelas apoiadoras Maria Emilia Raiol e Glaucia de Mello da CAP 2.1. O evento contou com a presença de enfermeiros, profissionais de educação física, agentes comunitários de saúde e gerentes das unidades da CAP 2.1.

                    

Mas afinal, o que é Shantala? Shantala é uma antiga prática de massagem originária da Índia, especialmente desenvolvida para bebês, que se popularizou na década de 1970 pelo obstetra francês, Dr. Frédérick Leboyer. Essa técnica visa promover o fortalecimento do vínculo entre pais e bebês, além de proporcionar benefícios físicos e emocionais aos pequenos. Muito indicada no auxílio e controle do choro e estresse dos recém-nascidos, a massagem Shantala se desenvolve através do toque na pele, transmitindo amor, conforto e confiança.

                   

Na oficina, que foi conduzida pela Gerência de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da SMS/ Rio representada por Esmeralda Vasconcellos, os profissionais de saúde tiveram a oportunidade de conhecer detalhes da história dessa antiga técnica de massagem e seus inúmeros benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. Aprendendo também, as técnicas corretas para realizar a Shantala na prática, utilizando bonecos. Ao final, houve uma atividade em que os próprios profissionais foram agraciados com a massagem, permitindo que experimentassem os efeitos dessa prática tão benéfica em si mesmos.