Capacitação de Inserção de DIU para enfermeiros

Nesta terça-feira, 22 de agosto de 2023, no Auditório da estação Otics-Rio Catete, foi iniciado o processo de descentralização do treinamento e habilitação para a inserção de dispositivo intrauterino da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem juntamente com as Coordenadorias Gerais de Atenção Primária (CAPs) 1.0, 2.1 e 2.2.

Essa turma foi pensada pela gerência de saúde da mulher e organizada pelas enfermeiras: Thaynara Souza (Apoiadora da Linha de Saúde da Mulher da CAP 1.0), Beatriz Felix (RT de enfermagem da CAP 2.1), Carolina Ramos (RT de enfermagem da CAP 2.2), Camila Tomaz (Apoiadora da Linha de Saúde da Mulher da CAP 2.2) e Carolina Passos (Enfermeira Preceptora do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade – SMSRJ) mediada pela Dra. Catalina Revolto, psicóloga especializada em imigrantes e migrantes, Silvania Oliveira, enfermeira dedicada à população privada de liberdade, e Vinicius Fonte, enfermeiro do Consultório na Rua (CNAR), a enfermeira preceptora do PREFC Lais Schimidt, Cláudia Messias do COREN RJ, a enfermeira Isabelle Cristine e Renata Almeida.

                     

O objetivo desta capacitação é promover a ampliação do escopo de atuação dos enfermeiros atuantes na atenção primária e nas maternidades, um aumento da resolutividade e resposta para as necessidades de saúde para população, qualificando ainda mais nossos profissionais e a assistência prestada.

                     

A manhã foi marcada por uma roda de conversa com mediadores que trouxeram valiosas perspectivas sobre a caminhos para equidade, garantia dos direitos sexuais e os atributos da Atenção Primária à Saúde.

Já na parte da tarde, uma exposição dialogada sobre os aspectos fundamentais do dispositivo intrauterino. Aspectos como eficácia, indicações, contraindicações, benefícios e dúvidas frequentes foram minuciosamente abordados. Os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos nesse campo específico, permitindo uma compreensão abrangente das opções disponíveis para pessoas com útero. Também foi abordado sobre o processo de enfermagem com as enfermeiras especialistas.