Educação em Saúde com Plantas Medicinais nas Doenças Crônicas

Nesta segunda-feira, 28/08/2023, no Auditório da estação Otics-Rio Catete, foi realizado uma capacitação sobre Educação em Saúde com Plantas Medicinais nas doenças crônicas para os apoiadores em Práticas Integrativas e Complementares(PICS) das Coordenadorias Geral da Atenção Primária (CAPs). O evento foi organizado e ministrado pela farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Helene Frangakis; a coordenadora da PICS da SMS, Ana Cecília de Oliveira e Misael Medeiros da CAP 5.1.

                     

O intuito desse treinamento abrangente é capacitar os apoiadores das CAPS para que possam difundir esses conhecimentos essenciais não apenas entre os profissionais de saúde, mas também para a população em geral. O foco está em transmitir informações sólidas e científicas sobre o uso de plantas medicinais nas doenças crônicas não transmissíveis.

                     

Durante a capacitação, foram abordados tópicos fundamentais, como infusão, decocção e maceração no preparo de medicamentos fitoterapeuticos. Além disso, houve explanações sobre as diferentes partes das plantas utilizadas, quais são indicadas para uso interno e externo, e diversos outros aspectos relevantes. O evento também reforçou a importância de combinar o conhecimento popular com a abordagem científica, a fim de proporcionar cuidados de saúde abrangentes e de alta qualidade.

                   

Além da parte teórica, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar a preparação de chás e misturas com plantas como capim-limão, boldo e alecrim. Aprofundando, assim, o conhecimento por meio da experiência direta. Esse evento não só enriqueceu o entendimento dos presentes, mas também fomentou a troca de ideias e práticas entre os profissionais da área da saúde, contribuindo para um panorama mais sólido e integrativo no cuidado com portadores de doenças crônicas não transmissíveis.