Casos clínicos com internos Medicina

As internas de Medicina Roberta Brito e Yohana Amorim da Universidade Estácio de Sá apresentaram dois casos clínicos e destacaram importância do adequado acompanhamento de pacientes com diabete mellitus nas Unidades Básicas de Saúde nesta quarta-feira, 13/09/2023, no Auditório da estação Otics-Rio Catete. O seminário foi supervisionado pelos médicos Dra. Nathalia Cortinhas e Dr. Pavel Vigo.

                     

A Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019 revelaram que o Rio de Janeiro apresentava uma das maiores prevalências de diabetes no país, atingindo 9,3% da população do estado. Esses números reforçam a necessidade de estudos contínuos e de conscientização sobre a importância do acompanhamento e tratamento adequado para os pacientes com diabetes mellitus.

                     

Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/diabetes/