Você sabia que a medida que a idade avança, aumenta o risco de queda?

Os residentes multiprofissionais em Oncologia do Instituto Nacional de Câncer – INCA Nutricionista Juliane, Fisioterapeuta Thamyres, Enfermeiro Isaac e Alaine realizaram uma atividade de Educação em Saúde junto com o Profissional de Educação Física Eduardo Prates na aula do Programa Academia Carioca do CMS Dom Helder Camara da manhã desta quinta-feira, 14/09, na Casa Rui Barbosa em Botafogo.

                                                    

Foi abordado sobre fatores ambientais como superfícies irregulares, molhadas, escorregadias, objetos ou tapetes soltos ao chão, chão desnivelado e problemas com degraus são grandes causadores do aumento do risco de queda. Por isso, medidas devem ser tomadas para preveni-las:

• Atenção ao uso do calçado apropriado: use calçados fechados, fixos e dê preferência aos solados antiderrapantes, com material de borracha e chanfrado.
• Tapetes devem ser evitados, mas se usados, devem ser antiderrapantes ou fixados ao chão.
• Instalação de barras de apoio no seu banheiro, para aumentar a segurança ao sair do chuveiro e utilizar o vaso sanitário. Não se esqueça de manter o nome ambiente iluminado.

                                                   

A alimentação também é muito importante para a saúde óssea: Inclua fontes alimentares de vitamina D e cálcio à sua dieta. Boas fontes de cálcio incluem o leite e derivados, vegetais verdes escuros (espinafre, brócolis e couve são exemplos). E para vitamina D, inclua peixes como sardinhas, atum, cogumelo shitake e ovos. E lembre-se que o sol é nossa principal fonte de vitamina D, mas se exponha com precaução.

O Profissional de Educação Física Eduardo Prates realizou um Circuito Funcional com os Usuários voltados para melhorar a força muscular de membros inferiores, coordenação motora, lateralidade, marcha, deslocamento tanto para frente, como para atrás e lateralmente.