Grupo Hiperdia da Clínica da Família Santa Marta

Na manhã desta terça-feira, dia 19/09/2023, aconteceu mais uma atividade em  grupo na Atenção Primária à Saúde (APS), que desempenha um papel de extrema importância e relevância no tratamento e prevenção de doenças como hipertensão, diabetes e na atualização de vacinas. Essas atividades proporcionam um ambiente propício para promover a saúde de forma coletiva, através do compartilhamento de experiências, apoio mútuo e conscientização. Nestas fotos podemos apreciar a Equipe DEDÉ da Clínica da Família Santa Marta onde realizaram uma atividade coletiva no RECANTO FAMILIAR. Os profissionais envolvidos nessa ação foram os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) Jureni Siqueira, Regis do Carmo, Ivanilda Sales, Suzane Rezende, Tiana Vasconcelos, o Médico Dr. Vicente Velásquez, Enfermeira Arlene Lopes e Nutricionista convidado Marcelo Felix.

       

No caso da hipertensão e diabetes, as atividades grupais permitem que os pacientes se sintam acolhidos e compreendidos por outras pessoas que enfrentam desafios semelhantes. A troca de experiências entre os participantes pode fornecer estratégias práticas para lidar com a doença, como dicas de alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos e controle adequado da medicação. Além disso, esses encontros também podem ser uma oportunidade para a equipe de saúde fornecer orientações específicas sobre o manejo da doença, esclarecer dúvidas e monitorar o progresso dos pacientes.

                                                    

Já no que diz respeito à atualização de vacinas, as atividades grupais são uma forma eficaz de conscientizar a população sobre a importância da imunização. Durante esses encontros, é possível abordar os diferentes tipos de vacinas disponíveis, esclarecer possíveis mitos ou dúvidas relacionadas à vacinação e incentivar a adesão ao calendário vacinal. Além disso, ao realizar as vacinas em grupo, cria-se um ambiente de apoio e incentivo mútuo, estimulando mais pessoas a se imunizarem e contribuindo para a proteção coletiva contra doenças infectocontagiosas.