Casos Clínicos Internos Medicina

No Auditório da estação OTICS-Rio Catete, na quinta-feira, 28/09/2023, os internos em Saúde da Família, Gabriel Di Iulio e Victor Hugo Noccioli, que estão no 11º período de medicina da Universidade Estácio de Sá, com a supervisão do Médico do CMS Manoel José Ferreira, Pavél Vigo, conduziram uma estudo de casos clínicos focada na Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Durante o evento, dois casos clínicos foram minuciosamente analisados, destacando a relevância dos cuidados apropriados e do acompanhamento médico nas Unidades Básicas de Saúde.

                     

No primeiro caso abordado, o enfoque central foi a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), uma condição clínica multifatorial frequentemente assintomática, caracterizada pela elevação sustentada dos níveis pressóricos sistólicos maiores que 140 mmHg e/ou diastólicos maiores que 90 mmHg. Foi enfatizada a importância de estar atento aos fatores de risco associados a essa condição, como o estresse, sedentarismo, dieta inadequada, entre outros, além de discutir métodos de tratamento e prevenção.

                   

No segundo caso, o foco se voltou para a Crise Hipertensiva, caracterizada pelo aumento acentuado e abrupto da pressão arterial, que aumenta significativamente o risco de complicações cardiovasculares, como Retinopatia Hipertensiva, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Dissecção Aórtica Aguda, entre outros. Durante a apresentação, foi ressaltada a importância de estar alerta aos sinais e sintomas que antecedem uma crise hipertensiva, bem como aos métodos de diagnóstico, tratamento e prevenção.

Esse evento demonstra o compromisso com a conscientização e a educação em relação à hipertensão, uma condição de saúde relevante que afeta muitas pessoas, enfatizando a importância do cuidado precoce e adequado para prevenir complicações graves.