No Auditório da estação Otics Rio Catete, no dia 17 de maio de 2024, o Grupo Antitabagismo do CMS Manoel José Ferreira promoveu mais uma reunião, liderada pela Cirurgiã-Dentista Dra. Flávia Muniz . O encontro o compromisso da saúde pública em fornecer suporte abrangente aos indivíduos que buscam abandonar o tabaco, destacando a importância da atuação integrada entre saúde bucal e prevenção ao tabagismo. A reunião proporciona um espaço essencial para os participantes em processo de cessação do tabagismo compartilharem suas experiências e dificuldades.

                  

Como hoje foi o segundo encontro deste grupo, a Dra. Flávia procurou saber se alguém já havia conseguido ficar esse período sem fumar e como anda o progresso de quem decidiu ir diminuindo o consumo de tabaco aos poucos. Os que já estavam há um tempo sem fumar, puderam dar continuidade ao tratamento através do adesivo, que auxilia diminuindo a vontade pelo vício. Os pacientes ainda receberam uma caderneta elaborada pelo Ministério da Saúde com algumas dicas e orientações para quem está neste processo de para de fumar.

                  

Os pacientes também passaram por uma sessão de relaxamento, onde são utilizadas músicas que induzem um estado meditativo. Essa é uma técnica que comprovadamente auxilia no combate a ansiedade, um dos principais sintomas de quem possui este vício. A Cirurgiã-Dentista através de alguns slides em uma apresentação, orientou e tirou algumas dúvidas mais comuns dos pacientes sobre o tabagismo, principais sintomas e qual a melhor forma de tratamento no combate ao tabagismo.

                 

Por fim, os pacientes ainda receberam uma sessão de auriculoterapia, m uma prática da Medicina Tradicional Chinesa, com a utilização de pontos especificamente nas orelhas para o tratamento de sintomas comuns associados a diferentes patologias, dores físicas e emocionais. A prática é realizada pensando na oferta de uma estratégia de cuidado mais individual e focada nas
demandas em saúde de cada sujeito, em suas especificidades. O retorno dos usuários da auriculoterapia é bastante satisfatório e positivo: os pacientes relatam melhora dos quadros tanto físicos quanto emocionais.