Reunião dos Acadêmicos de Enfermagem da Escola Anna Nery da UFRJ

Na manhã deste dia 13/06/2024, foi realizada na Sala de Reunião da Estação OTICS-Rio Catete mais uma Reunião dos Acadêmicos de Enfermagem da Escola Anna Nery da UFRJ. Liderados pela Enfermeira Maria Helena, os alunos puderam compartilhar sua experiências na prática do estágio na atenção básica. Vários temas foram discutidos através da observação cotidiana dos alunos e vivências que cercam a profissão, como por exemplo a questão a respeito da transição hormonal do paciente.

                   

A saúde pública desempenha um papel crucial no cuidado dos pacientes que desejam fazer uma transição hormonal para mudança de sexo. Esse cuidado é fundamental para garantir que essas pessoas recebam um tratamento adequado, respeitoso e baseado em evidências, promovendo assim sua saúde física e mental. É importante que os profissionais de saúde sejam educados e sensibilizados sobre as necessidades específicas dos pacientes em transição hormonal. A formação contínua pode ajudar a reduzir o estigma e a discriminação, promovendo um ambiente de cuidado mais inclusivo e acolhedor. O cuidado com os pacientes que desejam fazer a transição é uma questão de direitos humanos e saúde pública. Um sistema de saúde pública que atende adequadamente a essas necessidades não só melhora a qualidade de vida dos indivíduos transgênero, mas também contribui para uma sociedade mais justa e inclusiva.

                   

O ponto de vista doas alunos com relação a essa observação prática, somado com a experiência da preceptora Maria Helena e a discussão em grupo como um todo, é crucial para o enriquecimento teórico, pois permite que os acadêmicos exemplifiquem suas experiências e apresentem pontos importantes. Ao destacar aspectos significativos e esclarecer dúvidas de forma imediata, o aprendizado se torna mais concreto e aplicável. Essas discussões colaborativas durante o estágio não apenas reforçam o conhecimento adquirido, mas também incentivam a troca de perspectivas e soluções, promovendo um entendimento mais profundo e abrangente da prática profissional.