No auditório da estação Otics Rio Catete, nesta tarde dia 21/06/2024, ocorreu mais uma reunião do Grupo Antitabagismo do CMS Manoel José Ferreira, liderada pela enfermeira Denize Soares. Durante o encontro, diversos temas foram abordados, na reunião de hoje o tema principal foi sobre: Os primeiros dias sem fumar. Cujo o objetivo é aprender a lidar com o impacto da primeira semana com a ausência da nicotina.
Foi discutido com o grupo a respeito da síndrome de abstinência, onde a maioria das pessoas que fazem o uso do cigarro, ao interromperem ainda que temporariamente, sentem um desconforto moderado por conta da dependência química da nicotina. Esses sinais aparentes, costumam desaparecer logo na segunda semana, quando o organismo começa a retomar um estado mais saudável. Os participantes também realizaram uma sessão de relaxamento com músicas meditativas, uma técnica comprovada para ajudar a combater alguns sintomas na abstinência do tabaco. Através de um vídeo educativo a enfermeira Denize, trouxe uma das formas de controle para a combater os reflexos da abstinência, usando a técnica da inspiração e respiração, exemplificou de maneira prática a forma de lidar com a Ansiedade, estresse, tontura, entre outros.
O uso do tabaco continua sendo líder global entre as causas de mortes evitáveis e um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas como o câncer de pulmão, doenças cardiovasculares e diabetes. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o tabagismo é o principal fator de risco do câncer de pulmão e o segundo mais comum entre homens e mulheres no Brasil, ficando atrás somente do câncer de pele não melanoma. Cerca de 13% de todos os casos novos de câncer são de pulmão. Em todo o mundo, desde 1985, a doença aparece como a principal, tanto em incidência quanto em mortalidade.