Reunião do Grupo de Trabalho Intersetorial do Programa de Saúde na Escola Carioca

No dia 26/06/2024, no auditório da Otics-Rio Catete, aconteceu a Reunião do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) do Programa de Saúde na Escola (PSE), composto  por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), e abordou tema: “Conversando sobre tabaco, álcool e outras drogas”. O evento contou com os palestrantes convidados: Rejane Matheus – Coordenação de Política Sobre Drogas/SMAS, Cláudio Francisco Cruz – Psicólogo Escolar do Programa Interdisciplinar de Apoio as Unidades Escolares/SME  e Alice Peçanha – Superintendência da Saúde Mental/ SMS.

                   

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, tendo como principal objetivo proporcionar às comunidades escolares a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação, prevendo o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens. O evento ressaltou a importância no debate a respeito das diretrizes sobre a Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas, sendo essa, uma das treze ações que integram o programa articulando as unidades escolares e as Unidades Básicas de Saúde (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde) e os Centros de Assistência Social.

                 

O uso de álcool, tabaco e outras drogas muitas vezes se associa a graves problemas de saúde, prejuízos profissionais, financeiros, legais e no relacionamento familiar. Atualmente, o crescimento destas dificuldades e o surgimento de novos desafios com o consumo do crack vêm agravar situações de vulnerabilidade social, psíquica e física especialmente para parcelas da população previamente já vulneráveis. Por estes motivos, a integração dos serviços de Educação, Assistência e Saúde através do PSE é essencial na prevenção, tratamento adequado e enfrentamento dessa sequela resultante da questão social.