UTILIDADE PÚBLICA:

Aconteceu nesta tarde de 05 de julho, no auditório da Estação Otics-Rio Catete, a primeira sessão de cinema oferecida pela equipe do programa Consultório na Rua (CnaR). Sob o acompanhamento do DR. Felipe Botelho, os usuários atendidos no território da Área de Planejamento (AP) 2.1 puderam desfrutar de um momento de entretenimento, integração e bem-estar emocional.

           

No município do Rio de Janeiro, desde 2011, o programa Consultórios na Rua tem desempenhado um papel crucial na garantia de atendimento à população em situação de rua, oferecendo serviços de saúde integrados e humanizados. As equipes multidisciplinares são compostas de médico, enfermeiro, dentista, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, técnico de enfermagem, técnico de saúde bucal, auxiliar de saúde bucal, agente social, agente comunitário de saúde, e percorrem as áreas de maior vulnerabilidade, fornecendo ações de promoção da saúde, prevenção e acompanhamento de doenças crônicas, apoio psicológico e encaminhamento aos demais serviços de saúde. As Clínicas da Família e os Centros Municipais de Saúde servem como base de apoio para essas equipes. Além disso, o programa fortalece a rede de proteção social na cidade do Rio, contribuindo para a melhoria das condições de vida e para a promoção da dignidade dos moradores em situação de rua.

                   

A cultura desempenha um papel fundamental na vida dos moradores em situação de rua, proporcionando não apenas entretenimento, mas também uma importante ferramenta de inclusão social e reabilitação. O acesso a atividades culturais, como música, teatro, cinema e literatura, pode ajudar a restaurar a autoestima e o senso de identidade dessas pessoas, muitas vezes fragilizadas pela exclusão social, pois estas atividades tem comprovados efeitos terapêuticos, promovendo a saúde mental, reduzindo o estresse e fortalecendo a coesão social. Dessa maneira, a integração de iniciativas culturais nos cuidados de saúde pode enriquecer as abordagens terapêuticas, fomentar a prevenção de doenças e melhorar a qualidade de vida das comunidades.