Capacitação para enfermeiros do CnaR

UTILIDADE PÚBLICA:

Ocorreu na tarde deste dia 16 de julho, na sala de reunião da Otics-Rio Catete, mais uma capacitação destinada aos enfermeiros atuantes nas equipes do programa Consultório na Rua (CnaR) do CMS Manoel José Ferreira. A capacitação foi conduzida pela enfermeira chefe Rosane Rodrigues e abordou temas cruciais como a síndrome de Burnout e a prevenção e combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.

                    

A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional diretamente relacionado ao ambiente de trabalho e a sua principal característica é a tensão emocional e o estresse crônico, resultantes de condições de trabalho desgastantes física, emocional e psicologicamente. Essa condição se desenvolve  ao longo do tempo e, eventualmente, atinge um ponto crítico, se manifestando através de atitudes e comportamentos negativos especificamente direcionados ao trabalho e a todos os envolvidos no ambiente laboral, incluindo clientes, usuários, colegas de trabalho e a própria organização ou empresa. Já a prevenção envolve a criação de um ambiente de trabalho saudável, além de práticas de autocuidado como alimentação balanceada e exercícios físicos

                   

O assédio moral no trabalho foi outro ponto crítico discutido pelos profissionais e caracteriza-se por condutas abusivas, como ameaças e humilhações repetitivas, que degradam o ambiente de trabalho e a saúde mental dos profissionais. Já o assedio sexual, pode incluir comentários sugestivos, avanços indesejados, gestos obscenos ou qualquer comportamento que crie um ambiente hostil e ofensivo. Identificar e combater essas práticas é essencial para promover um ambiente laboral seguro e produtivo.

                   

A capacitação destacou a importância de reconhecer os sinais precoces dessas condições e buscar ajuda profissional quando necessário. Foram apresentadas estratégias para lidar com o estresse e melhorar a resiliência e a comunicação assertiva no ambiente de trabalho, visando a saúde integral dos profissionais​.

Este tipo de treinamento é fundamental para garantir que os enfermeiros estejam preparados para enfrentar os desafios do dia a dia com saúde e segurança, refletindo diretamente na qualidade do atendimento prestado à população