UTILIDADE PÚBLICA:
Na data de hoje, 17 de julho de 2024, o auditório da Estação Otics Rio – Catete foi sede do treinamento oferecido pelo Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) aos voluntários agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de vigilância em saúde (AVS) atuantes no projeto. O treinamento ocorreu em dois momentos e foi ministrado por Antônio Carlos da Silva, auxiliar técnico da defesa civil, pelas sanitaristas Bruna Santos e Linda Campos e pelas AVS Eliane Gonçalves e Fabiana Faustino. Os principais temas abordados durante o treinamento foram percepção de riscos, estágios de percepção de risco do município do Rio e ações preventivas em casos de alagamentos e chuvas.
O treinamento sobre defesa civil e percepção de riscos habilita os profissionais a identificarem sinais e condições de risco, bem como áreas vulneráveis a desastres naturais, similar às inúmeras situações ocorridas no município e no Estado do Rio ao longo dos anos. Essas situações foram exemplificadas e apresentadas pelo profissional da defesa civil, servindo como lições valiosas para aprimorar a resposta e a prevenção a tais eventos.
O conhecimento sobre como agir em situações de emergência pode acelerar o tempo de resposta, permitir evacuações seguras e coordenadas, bem como proporcionar a implementação de medidas para minimizar os impactos das inundações e catástrofes ambientais e, por isso, as sanitaristas, juntamente com as AVS, repassaram conhecimentos e reuniram-se para a discussão de casos acerca de como agir em situações em que os profissionais da saúde serão atuantes no auxilio à população através do projeto NUPDEC.