Accountability Centro Municipal de Saúde Manoel José Ferreira

UTILIDADE PÚBLICA:

Na manhã desta segunda-feira, 05 de agosto, o Auditório da estação Otics-Rio Catete sediou o Accountability 2024 do Centro Municipal de Saúde Manoel José Ferreira, da Área Programática 2.1. Organizado pela diretora da unidade, Marcia Mattos, o evento também contou com a participação de Patrícia Costa – Diretora DAPS 2.1 (Divisão de Ação e Programas de Saúde), Beatriz Felix – Responsável Técnica de Enfermagem, Cássia Zéfiro e Margareth Gloria Sgambato – Assistentes Sociais (SUBPAV).

                    

O Accountability é direcionado em uma abordagem de comprometimento e transparência, objetivando aprimorar a eficiência e eficácia das unidades de saúde, como o CMS Manoel José Ferreira. Essa prática exige que gestores e profissionais de saúde prestem contas de suas ações, assegurando que os recursos disponíveis sejam empregados de maneira correta. Além disso, os resultados obtidos devem ser medidos e avaliados objetivamente, garantindo que as metas e objetivos sejam alcançados de forma satisfatória.

                   

O Accountability, além de englobar a prestação de contas, também promove a autoavaliação das equipes de saúde, incentivando a reflexão sobre acertos e erros. Essa abordagem encoraja a partilha de ações bem-sucedidas e a apresentação de novas estratégias para alcançar os resultados ainda não atingidos. Nesse contexto, os seminários deste tipo desempenham um papel crucial, oferecendo um espaço privilegiado para discussão entre gestores e demais profissionais da saúde, dos níveis local e central, além de incentivar a participação social.

O seminário de Accountability realizado pelo CMS Manoel José Ferreira ofereceu um espaço valioso para compartilhar experiências, discutir desafios enfrentados e destacar os avanços obtidos pela unidade de saúde. Com essa iniciativa, objetiva-se transparência nas metas, nos objetivos, nas entregas de resultados, na definição de responsabilidades e na prestação de contas, além de aprimorar os serviços prestados, focando no bem-estar e na satisfação dos usuários, promovendo uma relação de transparência e responsabilidade.