Geoprocessamento em Saúde com Quantum GIS

UTILIDADE PÚBLICA:

Hoje, 10 de setembro de 2024, o laboratório de informática da Estação Otics-Rio Catete sediou o treinamento em Geoprocessamento em Saúde com Quantum GIS (versão 3.28.0). O treinamento foi direcionado à profissionais da S/SUBPAV com o objetivo de capacitá-los no uso de Sistemas de Informações Geográfica (SIG) em seus processos de trabalho na área da saúde. Com uma carga horária total de 24 horas, a capacitação reuniu 20 colaboradores da saúde, proporcionando-lhes conhecimentos essenciais e aplicáveis para otimizar seus processos de trabalho.

                   

O objetivo principal do treinamento com Quantum GIS é apresentar os conceitos fundamentais de geoprocessamento e destacar sua importância na área da saúde. Durante as aulas, os participantes são capacitados a manipular dados geográficos utilizando o programa livre de SIG (Sistema de Informação Geográfica), Quantum GIS. Foram abordadas as ferramentas básicas de visualização e manipulação de dados, bem como a criação de mapas temáticos voltados para as ações de Vigilância em Saúde.

                   

A aula de hoje foi ministrada pela equipe de geógrafos da Assessoria de Informação Geográfica (AIG) da Superintendência de Vigilância em Saúde (AIG/SVS/SUBPAV/SMS-RJ). No segundo dia do treinamento, foram apresentados os recursos avançados da ferramenta Quantum GIS, proporcionando aos participantes a capacidade de integrar e analisar dados provenientes de diferentes fontes e formatos, análise espacial e modelagem de dados, permitindo a visualização e interpretação detalhada das informações geográficas, bem como o conhecimento do seu funcionamento e uso.

                   

O treinamento de Geoprocessamento em Saúde com Quantum GIS proporciona aos profissionais uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e habilidades na manipulação de dados geográficos, visando melhorar suas práticas na Vigilância em Saúde. Este aprimoramento busca não apenas elevar a precisão e eficiência nas suas atividades, mas também fortalecer a capacidade de tomar decisões informadas e baseadas em dados detalhados.