Reunião dos Acadêmicos de Enfermagem da Escola Anna Nery (UFRJ)

Na manhã desta segunda-feira, 14 de outubro, os acadêmicos do curso de enfermagem da Escola Anna Nery, UFRJ, se reuniram na sala de reunião da Estação Otics – Rio Catete. O encontro, coordenado pelas professoras Laís Peixoto e Maria Helena, teve como foco a discussão de casos clínicos observados na prática, com o intuito de promover uma troca de experiências e aprofundar o aprendizado dos acadêmicos. A atmosfera foi de colaboração e reflexão, evidenciando a importância da prática para a formação profissional.

                   

Durante o encontro de hoje, o caso trazido para a discussão abordou a temática dos cuidados em enfermagem com feridas. Elas podem ser classificadas em diferentes tipos. Feridas agudas, como cortes e arranhões, geralmente resultam de traumas súbitos e cicatrizam rapidamente, enquanto feridas crônicas, como úlceras de pressão e feridas diabéticas, apresentam um processo de cicatrização prolongado e complexo.

                  

As feridas também podem ser categorizadas em limpas, contaminadas e infectadas. Feridas limpas não apresentam sinais de infecção e, se tratadas adequadamente, cicatrizam bem. Feridas contaminadas estão expostas a bactérias, mas ainda não mostram infecção, enquanto feridas infectadas apresentam sintomas como dor e secreção purulenta, exigindo intervenções mais rigorosas para um tratamento eficaz. Cada tipo de ferida demanda uma abordagem específica para garantir uma cicatrização adequada.

O papel do enfermeiro é fundamental no manejo de feridas. Esses profissionais são responsáveis pela avaliação inicial, limpeza adequada e curativo das feridas, além de monitorar sinais de infecção e promover a educação do paciente sobre cuidados em casa. A atuação do enfermeiro inclui a implementação de protocolos baseados em evidências para otimizar a cicatrização e minimizar riscos. A formação contínua e a atualização em técnicas de manejo de feridas são essenciais para garantir um atendimento de qualidade e seguro.