Nesta quinta-feira, 7 de novembro de 2024, o auditório da Estação Otics Rio – Catete recebeu o terceiro dia do “Curso de Cuidados Pré e Pós-Natais Segundo as Recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, realizado entre 5 e 8 de novembro. O curso faz parte da capacitação da Iniciativa Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) 2024 e é coordenado por Daphne Rattner e Glauce Cristine Ferreira, professoras da Universidade de Brasília e da Universidade de São Paulo, respectivamente. No evento, participaram Aline Furtado, Gerência Técnica da Área de Saúde da Mulher, e Ana Paula Daltro, Gerência da Área Técnica de Saúde da Criança e do Adolescente, CAPS 3.3 e 4.0. Promovido pela UNICEF em parceria com a Rede Pela Humanização do Parto e Nascimento (ReHuNa), o curso visa atualizar profissionais e gestores da Atenção Primária em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro sobre práticas baseadas em evidências, com foco nas populações vulneráveis.
A Iniciativa Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) é uma estratégia inovadora de assistência técnica, capacitação, monitoramento, acompanhamento e certificação da melhoria da oferta de serviços e diálogo entre profissionais e famílias para melhor comunicação sobre o desenvolvimento das crianças de até seis anos de idade atendidas nas Unidades de Atenção Primária à Saúde e Unidades de Educação Infantil. Promovendo serviços de excelência para a primeira infância com um olhar intersetorial.
O curso de Cuidados Pré e Pós-Natais de Acordo com as Recomendações da OMS adota uma abordagem pedagógica diversificada, com atividades como exposições dialogadas, rodas de conversa, trabalhos em grupo e plenárias para apresentação das propostas. Além disso, conta com avaliações pré e pós-teste e proporciona uma oportunidade para o intercâmbio de experiências, contribuindo para o fortalecimento das práticas de saúde pública no município do Rio de Janeiro. A iniciativa é considerada parte de um conjunto de ações voltadas para a capacitação dos profissionais da rede pública e para a oferta de uma assistência cada vez mais qualificada e segura às famílias.