Grupo Antitabagismo CMS Manoel José Ferreira

Nesta sexta-feira 21 de fevereiro de 2025 na sala de reunião da estação Otics – Catete, o Grupo Antitabagismo do CMS Manoel José Ferreira reuniu-se para o primeiro encontro do grupo. O tema do encontro foi a sessão 01 da cartilha do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) – cujo o tema é: Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde – Deixando de fumar sem mistérios.

                   

O tratamento para deixar de fumar, é ofertado pelo Sistema Único de Saúde, e funciona através das unidades básicas com apoio psicossocial e medicação disponível (caso avaliado a necessidade pelos profissionais), sendo realizado em grupo ou individualmente de acordo com as vagas disponíveis no programa. Além disso, por meio de seu trabalho em rede, o grupo contribui na promoção e no fortalecimento de um ambiente favorável à implementação de todas as medidas e diretrizes de controle do tabaco no país.

                     

A nicotina é uma substância que causa dependência. Se você tem uma necessidade compulsiva por cigarro – isto é, tem um desejo intenso (fissura) – e não consegue parar ou ficar algumas horas sem fumar, é provável 6 que esteja dependente da nicotina. É normal, portanto, que os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis; depois desse período, ficar sem cigarro é tão fácil para você quanto para os que pararam há mais tempo.

A dependência psicológica do cigarro refere-se ao sentido ou à função que ele tem. A forma mais comum de dependência psicológica é o uso do cigarro para lidar com situações de estresse. Muitas pessoas sentem que o cigarro as relaxa; então, elas fumam sempre que estão tensas. Se fumar ajuda você a relaxar é porque o cigarro lhe é familiar – ele é familiar da mesma forma que um amigo próximo – e, assim, é uma fonte de alívio. Outras pessoas usam o cigarro como uma forma de lidar com a solidão; em um sentido muito real, o cigarro se torna um amigo. Dessa forma, a pessoa se sente triste ao pensar em parar de fumar – ao pensar em perder um companheiro. Alguns fumantes acham que o cigarro os estimula a serem criativos e assim fumam mais quando estão trabalhando. Outros fumam mais quando estão contentes ou se divertindo. O cigarro parece estender o prazer. Esses são exemplos das maneiras como os indivíduos se tornam psicologicamente dependentes do cigarro.

Fonte: inca.gov.br