No dia 22/06/2023, pela manhã e tarde, ocorreu um importante evento no Auditório da estação Otics-Rio Catete. Tratava-se do encontro dos apoiadores da linha de cuidado da tuberculose nas unidades, DAPS/CAP e profissionais envolvidos no projeto Expand TPT.

Esse projeto é coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com o Ministério da Saúde e tem como principal objetivo a implementação e avaliação da expansão do tratamento preventivo para tuberculose.

                     

A tuberculose é uma doença infecciosa grave que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, sendo especialmente prevalente em países em desenvolvimento. O tratamento preventivo desempenha um papel fundamental no combate à disseminação da doença, principalmente entre os grupos de risco, como pessoas vivendo com HIV, contatos de casos confirmados de tuberculose e profissionais de saúde.

Nesse contexto, o encontro reuniu os apoiadores da linha de cuidado da tuberculose nas unidades de saúde, as Daps/cap (Diretorias de Atenção Primária à Saúde e Coordenações de Atenção Primária), bem como os profissionais envolvidos no projeto Expand TPT. Essa iniciativa busca promover uma abordagem abrangente e efetiva para o tratamento preventivo da tuberculose, visando alcançar um maior número de pessoas em risco.

                     

Durante o encontro, foram discutidos diversos aspectos relacionados à implementação do projeto Expand TPT, como estratégias de conscientização e engajamento da comunidade, capacitação dos profissionais de saúde, gestão e monitoramento dos casos, além da avaliação dos resultados alcançados.