Na tarde de ontem, 02 de agosto de 2023, o agente de vigilância em saúde (AVS) Claudio Roberto Ramos e a agente comunitária de saúde (ACS) Beatriz Duarte realizaram visitas domiciliares com o objetivo de identificar e eliminar possíveis focos de mosquitos da dengue no território da equipe Enseada do CMS Dom Helder Câmara.

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e, infelizmente, tem sido uma preocupação constante para a saúde pública em muitas regiões. Por isso, ações preventivas como visitas domiciliares são essenciais para evitar a proliferação do vetor e, consequentemente, a disseminação da doença.

                     

O AVS Claudio explicou detalhadamente sobre a dengue, seus sintomas e os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Em seguida, fez a inspeção do ambiente em busca de possíveis focos. Eles explicaram que os mosquitos da dengue depositam seus ovos em recipientes com água parada, por isso, qualquer objeto ou ambiente que acumule água é uma potencial área de reprodução do mosquito.

Durante a visita, foi enfatizada a importância de eliminar qualquer recipiente que possa acumular água parada. Além disso, os usuários receberam orientações sobre medidas preventivas as  famílias poderiam adotar para evitar a presença do mosquito, como usar repelentes, instalar telas nas janelas e usar mosquiteiros nas camas.

                     

A conscientização sobre a dengue e a participação ativa da comunidade são fundamentais na luta contra a doença. A ação conjunta dos profissionais de saúde e dos moradores do bairro pode reduzir significativamente a incidência de casos de dengue e garantir uma melhor qualidade de vida para todos.