Nesta quarta-feira, 04/10/2023, no Auditório da estação Otics-Rio Catete, ocorreu um treinamento teórico-prático sobre a inserção, remoção e revisão do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre na Atenção Primaria à Saúde (APS) voltado para os residentes do segundo ano do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) dos convênios Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O evento foi organizado pela coordenação da PREFC e mediado por Camila Soares da Atenção Primária Prisional de Saúde (APP), Mayara Cristina que atua como preceptora do PREFC, Vanessa Henriques Enfermeira Responsável Técnico Área Programática 5.1, Isabele Cristine que atua como preceptora do PREFC, Camila Thomaz da Divisão de Vigilância em Saúde (DVS) da CAP (Coordenadoria de Atenção Primária da Área de Planejamento) 2.2, Fabiana Baraldo Gomes Antunes que atua na Gerência da Área Técnica do Consultório na Rua e  Carolina Ramos – Enf RT CAP 2.2.

                     

Na parte da manhã, foi feito uma roda de conversa abordando sobre os caminhos para equidade, a garantia de direitos sexuais e reprodutivos e atributos da APS, foi levado algumas questões e exemplos para conversarem na roda. Foi realizado também, um alinhamento conceitual participativo falando sobre o termo “pessoas com útero” e trouxeram sua experiência na APS Carioca.

                     

Na parte da tarde, foi abordado sobre as característica gerais, eficácia, contra-indicações e indicações, benefícios e outros detalhes do Dispositivo Intrauterino. Foi abordado também sobre o processo de enfermagem com foco no planejamento sexual e reprodutivo e cuidado.

                   

O DIU é um método contraceptivo ofertado gratuitamente nas unidades da APS. O objetivo deste treinamento é capacitar esse profissionais para que, em breve, esses profissionais possam estar colocando o DIU de cobre nas suas respectivas unidades de Atenção Primária à Saúde e ampliando cada vez mais o cuidado para a população do Rio de Janeiro.