14/11 – Dia Mundial e Nacional do Diabetes

Na manhã desta terça-feira, 14/11/2023, a entrada do Centro Municipal de Saúde (CMS) Manoel José Ferreira, propôs uma atividade em comemoração ao Dia Mundial e Nacional do Diabetes. Instituído em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o evento visa sensibilizar sobre a importância da prevenção dessa condição de saúde que afeta milhões ao redor do mundo.

Participaram da ação, os acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Alex Reyes e Isabella Menezes. Os Internos de Medicina da Universidade Estácio de Sá Gabriel di Iulio, Yohanna Amorim, Lucas Vidal, Tatiane Ruas, Mayara Peyroton, Lara Fernandes e Letícia Pereira e também as acadêmica de enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Victoria dos Santos, Clauanny Caroliny, Fernanda Mendes, Camila Peixoto, Thaysa Cristina e José Roberto Sátiro, a técnica de saúde bucal Maria José, a enfermeira Priscilla Moreira e a diretora da unidade Márcia Mattos.

                     

Com números alarmantes, a prevalência global do diabetes praticamente dobrou desde 1980, atingindo 8,5% da população adulta em 2014. Recentemente, dados da 10ª edição do Atlas de Diabetes da IDF revelaram que 537 milhões de adultos enfrentam a doença globalmente. Esse crescimento contínuo destaca o diabetes como um desafio significativo para a saúde global, vinculado a fatores como sobrepeso e obesidade.

                     

No evento, os acadêmicos de enfermagem e de medicina e profissionais de saúde do posto protagonizaram ações cruciais. Entre elas, a distribuição de kits de higiene bucal, orientações sobre práticas saudáveis para saúde bucal, medição de glicose e aferição de pressão e também, a avaliação do pé diabético em consultório.

                     

Como você pode melhorar sua qualidade de vida hoje? O que você fizer agora, será fundamental para a sua saúde no futuro. Que tal repensar seus hábitos? Dedique mais tempo a praticar exercícios, cuidar da saúde, comer mais legumes e frutas, fazer exames de rotina e ir ao médico periodicamente. Para os que já têm diagnóstico de diabetes, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta gratuitamente, já na atenção básica, atenção integral e gratuita, desenvolvendo ações de prevenção, detecção, controle e tratamento medicamentoso, inclusive com insulinas.

                     

Para saber a unidade mais próxima da sua casa, acesse:
prefeitura.rio/ondeseratendido