Janeiro Branco no CMS Dom Hélder Câmara

Nesta terça-feira, 16/01/2024 ocorreu à conscientização sobre a saúde mental, no Centro Municipal de Saúde Dom Hélder Câmara. Marcado por atividades especiais, o evento contou com a participação ativa dos profissionais do Programa Academia Carioca, incluindo Eduardo Prates e Filipe Velozes, e das fisioterapeutas Eliete Pinto e Mariana Raiol, assim como, a assistente social Shirley Ferreira, Maria Emília Raiol, responsável pelas Práticas Integrativas (PICs) na CAP 2.1, a Equipe da Estratégia da Saúde da Família do CMS Dom Hélder Câmara, incluindo a gerente Regina Agonigi, o médico André Monteiro e as agentes comunitárias de saúde Cleonice Andrade, Cristina Freitas, Beatriz, Fátima Saraiva, Alexandra Adão, Ozeli Alves, Irene Ruth, Márcia Reis e a agente comunitária da Clínica da Família Santa Marta, Fabiana Silva, também apoiaram o evento, que foi conduzido com muitas atividades físicas focadas no bem-estar mental.

                    

A assistente social Shirley Ferreira realizou uma dinâmica envolvente com músicas que transmitem mensagens positivas, inspirando os usuários a começar o ano com boas vibrações. Além disso, duas usuárias, Maria Cristina Martins e Honorina Fonseca, compartilharam poesias autorais sobre o Janeiro Branco, enriquecendo o evento com suas perspectivas pessoais.

                                       

Um dos destaques foi a sessão de auriculoterapia, supervisionada por Maria Emília Raiol, responsável pelas Práticas Integrativas (PICs) na CAP 2.1. Esta técnica de acupuntura auricular oferece benefícios terapêuticos, contribuindo para a redução do estresse e ansiedade. A equipe da Estratégia da Saúde da Família do CMS Dom Hélder Câmara, incluindo a gerente Regina Agonigi, o médico André Monteiro e as agentes comunitárias de saúde Cleonice Andrade, Cristina Freitas, Beatriz, Fátima Saraiva, Alexandra Adão, Ozeli Alves, Irene Ruth, Márcia Reis e a agente comunitária da Clínica da Família Santa Marta, Fabiana Silva, também apoiaram o evento.

                    

Essa iniciativa reflete o compromisso do CMS Dom Hélder Câmara com a promoção da saúde mental, oferecendo um espaço de acolhimento, expressão e cuidado integral aos seus usuários, reforçando a importância do Janeiro Branco como um momento de reflexão e ação para o bem-estar mental.