Na tarde desta quinta-feira, 25 de janeiro, no Auditório da estação Otics-Rio Catete aconteceu a primeira reunião do ColetivAÇÃO de 2024. Este coletivo reúne profissionais das áreas da Saúde, Assistência Social, Educação, Conselho Tutelar e Rede Protetiva de Direitos da Área Programática 2.1 (que, em resume, compreende os bairros da Zona Sul do município do Rio de Janeiro), todos empenhados no enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes.

A reunião contou com a participação de uma diversificada equipe de profissionais da Rede Intersetorial, composta pela CAP 2.1, CREAS Maria Lina de Castro, Conselho Tutelar da Rocinha, Representante da 2ª CRE, CMS Píndaro de Carvalho Rodrigues, CMS Rodolpho Perissé, Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente da Fundação para a Infância e Adolescência (NACA-FIA), colaboradores da Viva-Rio, CAPSI Maurício de Souza, grupos de pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e uma professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

                    

O encontro teve como principal foco o planejamento das ações intersetoriais para o ano em curso. Entre as propostas discutidas estão a realização de palestras de capacitação sobre o Fluxo de trabalho para atendimento às situações de violência na 2.1, além do planejamento do segundo Seminário do ColetivAÇÃO e a elaboração de programações de ações voltadas para as escolas da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.

                    

Esse encontro representa um importante passo na articulação entre diferentes setores da sociedade para promover a proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes da região, reforçando o compromisso conjunto no combate à violência e na promoção do bem-estar desses jovens.