Grupo de Antitabagismo do CMS Manoel José Ferreira

Nessa tarde do dia 01/04/2024, no Auditório da estação Otics Rio Catete, ocorreu mais uma reunião do Grupo Antitabagismo do CMS Manoel José Ferreira. A enfermeira Denize Soares conduziu o encontro, proporcionando um espaço para os usuários em processo de parar de fumar compartilharem suas dificuldades nessa jornada. Hoje foi a primeira sessão para este novo grupo, em que eles passaram um uma avaliação clínica detalhada e foram apresentados ao Programa Antitabagismo do Ministério da Saúde. O Grupo Antitabagismo é um programa multidisciplinar, que ocorre em parceria à Odontologia da Unidade e ao Programa Academia Carioca.

                    

O uso do tabaco continua sendo líder global entre as causas de mortes evitáveis e um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas como o câncer de pulmão, doenças cardiovasculares e diabetes. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o tabagismo é o principal fator de risco do câncer de pulmão e o segundo mais comum entre homens e mulheres no Brasil, ficando atrás somente do câncer de pele não melanoma. Cerca de 13% de todos os casos novos de câncer são de pulmão. Em todo o mundo, desde 1985, a doença aparece como a principal, tanto em incidência quanto em mortalidade.

                    

Os resultados positivos para quem deixa de fumar são inúmeros: em até 20 minutos após parar, a frequência cardíaca do ex-fumante tende a se estabilizar. Em 12 horas, o nível do monóxido de carbono no sangue volta ao normal. Após dois dias, há uma melhora sensível do olfato e do paladar. Depois de três semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação sanguínea melhora. Após um ano, há 50% de redução no risco de morte por infarto do miocárdio, conforme dados da OMS.