Grupo de Gestante do CMS Manoel José Ferreira

Na manhã de hoje, dia 22/05/2024, ocorreu no Auditório da Estação Otics-Rio Catete o Grupo de Gestantes do CMS Manoel José Ferreira. O evento foi Liderado pela Enfermeira Lívia da Equipe Guanabara, e contou com a participação de gestantes que são acompanhadas pela Unidade. O Grupo de Gestantes é um espaço onde elas podem trocar suas experiências e tiras suas dúvidas sobre esse momento único na vida da mulher que é a gestação.

                   

Um dos principais assuntos abordados no encontro foi sobre violência obstétrica. A violência obstétrica é uma forma de violência de gênero que ocorre durante a assistência ao parto e ao nascimento, incluindo desde o pré-natal até o pós-parto. Esse tipo de violência pode ser praticado por profissionais de saúde em instituições públicas ou privadas, e envolve comportamentos que desrespeitam, humilham, discriminam ou causam danos físicos e emocionais à mulher.

                   

A violência obstétrica é uma questão séria que requer atenção e ação imediata. A promoção de um atendimento respeitoso e humanizado é fundamental para garantir que todas as mulheres possam vivenciar o parto e o nascimento de seus filhos de maneira segura e digna. A conscientização sobre o problema e a implementação de políticas eficazes são passos essenciais para erradicar essa forma de violência e assegurar a saúde e o bem-estar das mulheres.

                   

O encontro contou também com a presença de profissionais da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), que é um programa desenvolvido para promover, proteger e apoiar a amamentação dentro do sistema de atenção primária à saúde. Tem como objetivo melhorar as práticas de amamentação em hospitais e maternidades, focando nas unidades básicas de saúde, onde ocorre grande parte do atendimento de saúde materno-infantil. A implementação eficaz da IUBAAM pode transformar as práticas de amamentação, garantindo que mais mães recebam o suporte necessário para amamentar com sucesso. Isso resulta em melhores desfechos de saúde para as crianças e suas famílias, além de benefícios sociais e econômicos mais amplos.