3ª Aula de Geoprocessamento do Programa de Residência Multiprofissional e Residência em Medicina Veterinária em Vigilância Sanitária do IVISA-RIO

Hoje, 10 de Junho de 2024, o laboratório de Informática da Estação Otics-Rio Catete recebeu a 3ª Aula de Geoprocessamento para os alunos de Residência Multiprofissional e Residência em Medicina Veterinária em Vigilância Sanitária da IVISA-Rio. Sob a liderança do Geógrafo Fabrício Fusco da própria IVISA, os alunos continuaram a imersão sobre este que é um dos módulos do programa de residência.

                   

A importância do estudo sobre esse assunto, se faz necessária haja vista que o acesso ao serviço de saúde e fatores de risco são informações que podem ser mapeados nessa importante área que é o o Geoprocessamento. A análise de dados desempenha uma ferramenta crucial para desenvolver novos estudos e a partir dessa, a melhoria no serviço de saúde.

                   

Através da análise gerada pelo sistema de informações geográfico, é possível que os gestores de saúde planejem estratégias e políticas direcionadas para essas áreas, levando em consideração as necessidades de saúde da população local. A análise de dados geográficos em tempo real também pode auxiliar na detecção precoce de epidemias e surtos de doenças, permitindo uma resposta rápida e eficiente por parte das autoridades de saúde.