Geoprocessamento em Saúde com Quantum GIS

UTILIDADE PÚBLICA:

Hoje, 17 de setembro de 2024, o laboratório de informática da Estação Otics-Rio Catete sediou o 3° dia do treinamento em Geoprocessamento em Saúde com Quantum GIS (versão 3.28.0). O treinamento foi direcionado à profissionais da S/SUBPAV com o objetivo de capacitá-los no uso de Sistemas de Informações Geográfica (SIG) em seus processos de trabalho na área da saúde. Com uma carga horária total de 24 horas, a capacitação reuniu 16 colaboradores da saúde, proporcionando-lhes conhecimentos essenciais e aplicáveis para otimizar seus processos de trabalho.

                   

O treinamento de Geoprocessamento em Saúde com Quantum GIS proporciona aos profissionais uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e habilidades na manipulação de dados geográficos, visando melhorar suas práticas na Vigilância em Saúde. Este aprimoramento busca não apenas elevar a precisão e eficiência nas suas atividades, mas também fortalecer a capacidade de tomar decisões informadas e baseadas em dados detalhados.
                   
Através da análise gerada pelo sistema de informações geográfica, é possível que os gestores de saúde planejem estratégias e políticas direcionadas para essas áreas, levando em consideração as necessidades de saúde da população local. A análise de dados geográficos em tempo real também pode auxiliar na detecção precoce de epidemias e surtos de doenças, permitindo uma resposta rápida e eficiente por parte das autoridades de saúde.

                 

A importância do estudo sobre esse assunto, se faz necessária haja vista que o acesso ao serviço de saúde e fatores de risco são informações que podem ser mapeadas nessa importante área que é o Geoprocessamento. A análise de dados desempenha uma ferramenta crucial para desenvolver novos estudos e a partir dessa, a melhoria no serviço de saúde.