Na manhã desta sexta-feira, 25 de outubro de 2024, no auditório da Estação Otics – Rio Catete, ocorreu o evento sobre: Qualificação de Multiplicadores da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), Com o objetivo de capacitar profissionais para promover a amamentação nas unidades de saúde. Focado em aprimorar conhecimentos e técnicas, a capacitação foi destinada aos Residentes do Segundo Ano do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) e a profissionais que atuam na CAP 1.0, regiões de grande importância para o fortalecimento da atenção básica no Rio de Janeiro.
A qualificação teve como condutores: Tulio Padilha, Coordenador Pedagógico Adjunto do PREFC, Larissa Alvadia – Superintendência de Promoção da Saúde, Zilda Santos – Coordenadora da Qualificação para Multiplicadores do IUBAAM e Renata Ribeiro – Cirurgiã Dentista na AP 5.3 e Multiplicadora do IUBAAM, que orientaram as atividades com base em abordagens teóricas e práticas sobre a amamentação. Durante o evento, ressaltaram a importância de capacitar multiplicadores, destacando que profissionais bem treinados podem contribuir para a criação de um ambiente mais acolhedor e informativo para as mães nas unidades de saúde. Reforçaram, que esse conhecimento é essencial para a promoção da saúde da mulher e da criança nas primeiras etapas da vida.
Os participantes, em sua maioria residentes e profissionais experientes na área de saúde da família, puderam aprimorar técnicas de acolhimento e assistência às lactantes. Com o foco em práticas humanizadas, os conteúdos abordaram desde a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL) até os benefícios da amamentação e a superação de desafios comuns nesse processo, com atividades voltadas para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e empatia no acolhimento às mães.
A qualificação da IUBAAM reafirma o compromisso da rede pública de saúde com o incentivo à amamentação e o cuidado integral. O evento na Estação Otics Catete reflete o esforço contínuo do PREFC e de seus multiplicadores em garantir que cada unidade de saúde seja um ambiente favorável para as mães que amamentam, promovendo a saúde de forma ampla e fortalecendo a atenção básica no município.