Curso de Cuidados Pré e Pós-Natais segundo as Recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Nesta terça-feira, 5 de novembro de 2024, o auditório da Estação Otics-Catete sediou o “Curso de Cuidados Pré e Pós-Natais segundo as Recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, coordenado por Daphne Rattner e Glauce Cristine Ferreira, ambas da Rede Pela Humanização do Parto e Nascimento (ReHuNa) e professoras da Universidade de Brasília e da Universidade de São Paulo. O evento, que ocorre de 5 a 8 de novembro, conta também com a participação das facilitadoras Priscila Macedo e Leila Azevedo, ativistas da ReHuNa, além das enfermeiras Aline Mello e Ângela Perazzini, apoiadoras técnicas das Gerências de Área Técnica de Saúde da Criança e da Mulher. Promovido pela UNICEF em parceria com a ReHuNa, o curso visa atualizar gestores e profissionais da Atenção Primária em Saúde do Rio de Janeiro sobre práticas baseadas em evidências científicas, com foco nas necessidades de populações vulneráveis.
                 

A Iniciativa Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) é uma estratégia inovadora de assistência técnica, capacitação, monitoramento, acompanhamento e certificação, que busca aprimorar a oferta de serviços e fortalecer o diálogo entre profissionais e famílias para uma comunicação mais eficaz sobre o desenvolvimento de crianças de até seis anos atendidas nas Unidades de Atenção Primária à Saúde e Unidades de Educação Infantil, promovendo um atendimento intersetorial e de excelência para a primeira infância.

                   

A capacitação adota uma abordagem pedagógica diversificada, incluindo exposições dialogadas, rodas de conversa, trabalhos em grupo e plenárias para apresentação das propostas, além de avaliação pré e pós-teste. Esta metodologia facilita a troca de experiências e o aprofundamento em práticas de saúde baseadas em evidências científicas.

                   

O curso representa uma oportunidade de fortalecimento das práticas de saúde pública no município do Rio de Janeiro, sendo parte de um conjunto de ações que visam capacitar os profissionais da rede pública e oferecer às famílias uma assistência mais qualificada e segura.