Festival de Arte e Cultura da Diversidade

No dia 19 de maio, ocorreu a celebração do dia da Luta Antimanicomial no território da AP 2.1 com o Festival de Arte e Cultura da Diversidade. O evento aconteceu  no Campus da Praia Vermelha,  na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Urca. Depois de um longo período de isolamento social, retomar o Festival, tanto para os profissionais da área de Saúde Mental quanto para os pacientes, é algo muito especial. É importante lembrar que a arte, a cultura e o esporte são ferramentas eficientes para criar uma rede que viabilize a expressão, a interação e a valorização das diferenças humanas. O festival contou com uma programação que contém atividades de esporte, shows, roda de conversa, projetos de geração de renda, entre outras ações.

 

 

 

O Festival foi idealizado Pela CAP 2.1  através do Programa Academia Carioca e pela UFRJ, representada pela Escola de Educação Física, pela Musicoterapia, pelo IPUB e pelo Carim.
Todas as unidades da Saúde Mental do território participaram e convidados também.
Os organizadores do evento agradecem a todos os envolvidos no Festival, em especial a Otics – Rio Catete. Agradecem também ao CAPS III Franco Basaglia, CAPS III Maria do Socorro Santos, CAPS AD Centra-Rio, ao Instituto Municipal Philippe Pinel, CAPSi Maurício de Sousa, TV Pinel, Polo Esportivo do Nise da Silveira, Polo Ciclos, Unidade de Acolhimento Adulto Metamorfose Ambulante, CAPS Miriam Makeba, CAPS AD Mané Garrincha, Práticas Integrativas, Andressa, passista da Grande Rio, harmonia Enlouquece, Cancioneiros do IPUB, Alterado Jazz Band e  Bloco carnavalesco Tá pirando, pirado, pirou.

Abraços antimanicomiais,

Raquel Silva e Thelma Alvares