A adolescência/ juventude é uma fase desafiadora, repleta de descobertas e de um misto de sentimentos e emoções. Por isso, é muito importante que os que estejam ao seu redor disponham-se a estar abertos ao diálogo, procurando ouvi-los atentamente e acolhê-los em suas diversas questões. E exatamente por se tratar de questões complexas, tanto a saúde mental quanto o sofrimento dos jovens precisam ser tratados sob múltiplas lentes, que ajudem a ampliar o espaço de compreensão de si, do outro e do mundo.
Buscando construir vínculos com esse público, a Clínica da Família Santa Marta realizou um dia de Cinema com direito a pipoca.
O filme dessa tarde agradável foi “As vantagens de ser invisível” de Stephen Chbosky. Resumidamente, o filme conta a história de um jovem tímido que se esconde em seu próprio mundo até conhecer dois irmãos que o ajudam a viver novas experiências. Embora esteja feliz nessa nova fase, ele não esquece as tristezas do passado por ter traumas.
No final do filme, os profissionais de saúde Prof. de Educação Física Filipe Velozo, Médico Dr. Vicente Valentin, Enfermeira Arlene Souza e Agentes Comunitários de Saúde se reuniram para conversar com os jovens sobre pontos do filme, proporcionando uma série de reflexões sobre a saúde mental dos adolescentes/jovens.