Apresentação dos internos de Medicina UNESA

Aconteceu hoje, dia 26/10/2022, no Auditório da Otics-Rio Catete uma apresentação realizada por internos de Medicina UNESA, sobre alguns dos principais temas relacionados a Atenção Primária à Saúde (APS), como transtornos internos da tireoide, Hipertensão Arterial Sistêmica e Tuberculose.

A tireoide produz os hormônios tireoidianos, que são responsáveis por várias atividades do corpo, principalmente aquelas relacionadas com a taxa de metabolismo de diversos órgãos e sistemas. O aumento da secreção dos hormônios tireoidianos é o hipertireoidismo, enquanto sua secreção diminuída é o hipotireoidismo.

Sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica podemos caracteriza-la brevemente, como a condição em que a força do sangue contra a parede das artérias é muito grande. Normalmente, a hipertensão é definida como a pressão arterial acima de 140×90 mmhg é considerada grave quando a pressão está acima de 180x120mmhg.

Falando sobre Tuberculose pulmonar causa sintomas bem característicos (sendo a tosse, febre e emagrecimento), já a Tuberculose extrapulmonar não costuma ser tão perceptível. Isso porque os principais sintomas, que surgem diretamente no órgão afetado, não têm um “padrão”. Na presença que qualquer sintoma respiratório procure sua equipe de saúde da família.