Terapia Comunitária, Meditação e Auriculoterapia

Nesta quinta-feira, 03/11/2022, ocorreu mais um encontro do Grupo de Meditação e Terapia Comunitária com Ana Laura, terapeuta ocupacional do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) no CMS Manoel José Ferreira. O projeto tem por objetivo promover a saúde mental, propiciar a criação de redes de apoio, resgatar a autoestima a fim de reduzir as angústias e as ansiedades do cotidiano.

Neste encontro, foi praticado a Meditação chamada Anapana, deriva do termo “Anapanasati”, que significa “ter consciência da respiração”. Segundo a técnica, ao se concentrar totalmente na respiração, é possível atingir um estado de calma e tranquilidade que com o passar do tempo surte efeitos no equilíbrio emocional e gera maior facilidade para se concentrar nos afazeres do dia a dia. A terapeuta ocupacional Ana Laura guia este momento do encontro colocando uma música calma em volume baixo e mantém as luzes apagadas para que os pacientes possam se concentrar.

Também foi praticado a Terapia Comunitária Integrativa é uma modalidade terapêutica que consiste em um espaço de acolhimento do sofrimento, da partilha das inquietações, dos problemas ou das situações difíceis, tanto quanto alegrias, vitórias ou história, de superação. Ana Laura separa papéis perguntando de situações cotidianas para que os pacientes conversem sobre suas vidas.

Ao final, foi feito Auriculoterapia, que trata da utilização de pontos nas orelhas para tratamento de diversos sinais e sintomas comuns em diferentes patologias e atua no âmbito físico, mental e emocional do paciente.