Oficina Tabwin e Indicadores da Tuberculose

A tuberculose (TB) permanece como uma das principais doenças transmissíveis de importância para a saúde pública mundial. No Brasil, o Estado do Rio de Janeiro aparece como o segundo estado com maior incidência de TB (67,7/100.000 – ano 2021) e maior taxa de mortalidade pela doença (4,4/100.000 – ano 2020). O município do Rio de Janeiro se destaca como principal contribuinte nesta situação epidemiológica do estado, sendo dessa forma estratégico para o alcance de melhores indicadores no território nacional.

O controle da TB envolve uma série de ações relacionadas a práticas clínicas, organização de serviços, interações com outras áreas dentro e fora do setor saúde, além da qualificação dos sistemas de informação e ações de vigilância.

Nesta oficina, que se iniciou hoje, 14/02/2023, no Laboratório de Informática da estação Otics-Rio Catete, organizada pela  Gerência de Doenças Pulmonares Prevalentes Tuberculose(organizadora) objetiva abordar de forma prática a construção e interpretação dos principais indicadores de monitoramento da tuberculose, tendo em vista o planejamento e implementação de ações para as diferentes áreas do município.