Qualificação em Atenção Integral à Pessoa Idosa

Iniciou-se hoje,  no Laboratório de Informática da Estação OTICS-Rio Catete, o Ciclo de Qualificação dos Profissionais da AP 2.1 para Atenção Integral à pessoa idosa, uma iniciativa da Gerência do Homem e da Pessoa Idosa com o apoio da CAP 2.1.Essa capacitação é direcionada aos profissionais de nível superior inseridos na Atenção Primária de Saúde e tem como objetivo promover a capacitação continuada para a Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa, com foco na Avaliação Multidimensional.

          

Durante o ciclo de qualificação, serão abordados diversos temas relevantes. O curso dará destaque aos Direitos da pessoa idosa, discutindo o papel da APS na atenção a esse grupo específico. Além disso, serão exploradas as linhas de cuidado, enfatizando a importância da avaliação multidimensional no rastreio e identificação do idoso vulnerável. Serão apresentados também os instrumentos de avaliação, como a caderneta do idoso, ficha espelho, prontuário eletrônico, entre outros. Um destaque do curso será a apresentação do Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso – PADI.

           

O primeiro dia do ciclo de qualificação contou com uma participação expressiva de profissionais de saúde. Diversos profissionais que atuam nas unidades de saúde da AP 2.1 estiveram presentes. Esse início promissor do Ciclo de Qualificação sinaliza um compromisso em aprimorar a assistência voltada a esse público específico.

A capacitação dos profissionais da saúde é essencial para oferecer um atendimento de qualidade e promover a saúde e o bem-estar dos idosos na região. Os próximos encontros estão agendados para os dias 11 e 13 de julho.