Hoje, 19 de setembro, o SUS completa 35 anos como o maior sistema público, gratuito e universal de saúde do mundo. Criado pela 8ª Conferência Nacional de Saúde (1986) e formalizado na Constituição de 1988, o SUS garantiu que todos os brasileiros tivessem direito ao atendimento médico, substituindo o modelo anterior, que atendia apenas trabalhadores formais. Em 1994, a Estratégia Saúde da Família (eSF) foi lançada como modelo inovador de Atenção Primária à Saúde, com foco no cuidado integral de pessoas e comunidades.

O SUS também é responsável pelo maior programa de vacinação da América Latina, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), que foi essencial para a erradicação da poliomielite, a certificação do Brasil como país livre de sarampo e a introdução pioneira da vacina contra a dengue. Além disso, programas como SAMU 192, Brasil Sorridente e Mais Médicos ampliam o acesso e a qualidade dos serviços de saúde. Para enfrentar o tempo de espera na rede pública, foi lançado o programa Agora Tem Especialistas, com foco em áreas como oncologia e cardiologia, e a telessaúde, que já reduziu em até 30% o tempo de espera, com 2,5 milhões de atendimentos em 2024. Com o Novo PAC Saúde, o governo investe em UBS, salas de teleconsulta, unidades móveis e ambulâncias, com a meta de universalizar o atendimento de emergência até 2026.

A CMS Manoel José Ferreira e a OTICS-Rio Catete têm papel fundamental no fortalecimento do SUS, ampliando o acesso à saúde e contribuindo para a melhoria contínua do sistema.
Fonte: gov.br