Grupo de Gestantes do CMS Manoel José Ferreira

Na terça-feira, 23 de junho de 2026, foi realizado no auditório da Estação OTICS-Rio Catete mais um encontro do Grupo de Gestantes do Centro Municipal de Saúde (CMS) Manoel José Ferreira, conduzido por acadêmicas de Enfermagem. O encontro reuniu gestantes atendidas pela unidade, com o objetivo de promover educação em saúde, acolhimento e acompanhamento pré-natal.

Durante a atividade, foi desenvolvida a dinâmica “Mito ou Verdade”, abordando temas relevantes relacionados ao aleitamento materno, como os benefícios da amamentação para a mãe e o bebê, a importância do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida, técnicas de pega e posicionamento adequados, produção de leite materno e crenças populares frequentemente associadas à amamentação.

A metodologia favoreceu a participação ativa das gestantes, estimulando a reflexão crítica sobre informações e mitos relacionados ao tema, além de proporcionar um espaço para esclarecimento de dúvidas e troca de experiências.

Ao final, o grupo reafirmou seu papel como um importante espaço de escuta, acolhimento e aprendizado. As gestantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre o aleitamento materno, compreendendo sua importância para a promoção da saúde materno-infantil e para o fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê.