Na manhã desta quarta-feira, 24 de junho de 2026, o laboratório de informática da Estação OTICS-Rio Catete foi utilizado como espaço de aprendizado e integração entre os serviços de saúde e a formação acadêmica. Sob a coordenação da enfermeira Lívia Biaggi, foi realizada a apresentação final do trabalho desenvolvido pelos alunos do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR), os quais, ao longo dos últimos meses, realizaram estágio no Centro Municipal de Saúde (CMS) Manoel José Ferreira.

Durante esse período, os acadêmicos estiveram envolvidos em uma pesquisa prática com o tema “A Integração da Atenção Primária com a Tecnologia”, a partir das experiências vivenciadas no campo de estágio. O estudo buscou compreender de que forma os recursos tecnológicos podem contribuir para a qualificação do cuidado na Atenção Primária à Saúde, otimizando processos de trabalho, ampliando a comunicação entre profissionais e usuários e fortalecendo o acompanhamento dos pacientes.

Além disso, a atividade permitiu refletir sobre os desafios e as potencialidades da inserção da tecnologia no cotidiano dos serviços, evidenciando sua relevância para a organização do trabalho em saúde e para a melhoria da assistência prestada à população.

A atividade reforçou a importância da integração entre ensino, serviço e tecnologia para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), evidenciando o compromisso dos acadêmicos com a qualificação da assistência e com a melhoria contínua do cuidado prestado à população.
