Oficina de Territorialização do CMS Manoel José Ferreira

Nesta segunda-feira, 6 de outubro, foi realizada a Oficina de Territorialização do CMS Manoel José Ferreira, da Área Programática (AP) 2.1, no Laboratório de Informática da Estação OTICS-Rio Catete. A oficina teve como facilitadora Danielle Guimarães, responsável pela OTICS-Rio Catete, e contou com a presença dos agentes comunitários de saúde das equipes da unidade, e Eduardo Queirolo, do Georreferenciamento da Divisão de Informação, Controle e Avaliação (DICA) – CAP 2.1.

                   

A capacitação iniciou com uma abordagem sobre o conceito de territorialização na Atenção Primária à Saúde, destacando a importância de identificar as características específicas da comunidade e planejar estratégias de assistência apropriadas. Em seguida, foi apresentado o programa Google Earth Pro como um recurso essencial para o georreferenciamento na elaboração de mapas de territorialização.

                   

O Google Earth é um programa que apresenta um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de mosaico de imagens de satélite obtidas de fontes diversas, imagens aéreas (fotografadas de aeronaves) e GIS 3D. Desta forma, o programa pode ser usado simplesmente como um gerador de mapas bidimensionais e imagens de satélite ou como um simulador das diversas paisagens presentes no Planeta Terra. Com isso, é possível identificar lugares, construções, cidades, paisagens, desenhar polígonos sobre as áreas, entre outros.

                     

O objetivo do trabalho é a delineação das microáreas dos territórios da Atenção Básica à Saúde, processo social e político importante para a realização dos princípios constitucionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Processo fundamental para identificação das necessidades de saúde da população, planejamento e ações de saúde, contemplando uma assistência com integralidade, um dos princípios mais importantes do SUS.