O mês de dezembro, marcado pelo início do verão no hemisfério sul, foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para instituir a campanha Dezembro Laranja, com o objetivo de intensificar a conscientização sobre o câncer de pele. A iniciativa alerta a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e dos cuidados com a exposição solar, considerando que este é o tipo de câncer mais comum no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCa).

                     

A prevenção envolve medidas simples e contínuas, como o uso diário de protetor solar, roupas adequadas, chapéus e óculos escuros, além de evitar a exposição solar nos horários de maior intensidade, entre 10h e 16h. Dermatologistas recomendam atenção a sinais de alerta, como manchas ou pintas que mudam de forma, cor ou tamanho, coceira, descamação ou sangramento, além de feridas que não cicatrizam em até quatro semanas.

                   

A campanha Dezembro Laranja também busca desmistificar a ideia de que o câncer de pele afeta apenas pessoas de pele clara. Entre os tipos mais comuns estão o câncer não melanoma, de menor mortalidade, e o melanoma, mais agressivo, que pode surgir em qualquer parte do corpo, especialmente nas áreas expostas ao sol. A conscientização e os cuidados preventivos são importantes para todas as idades e tipos de pele.

Caso perceba qualquer um desses sinais, é fundamental procurar imediatamente a sua unidade de Atenção Primária à Saúde (APS), para avaliação e, se necessário, encaminhamento adequado. O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento eficaz da doença, aumentando muito as chances de cura e prevenção de complicações.

FONTE: gov.br